publicado por CDU Avintes | Quinta-feira, 23 Janeiro , 2014, 20:24

Tendo em conta que:

 

Os cuidados de saúde primários (CSP) são o elemento central do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Constituem o primeiro contacto do utente com o SNS, aproximam os cuidados de saúde das pessoas, numa perspectiva integrada e alargada, sem estar centrada única e exclusivamente no tratamento da doença, mas também na prevenção das doenças, na promoção da saúde e no acompanhamento continuado das pessoas.

 

OS CSP, enquanto parte integrante do SNS, devem ser universais e acessíveis a todos os portugueses, independentemente das condições socioeconómicas, das condições físicas de cada utente e das condições geográficas, tal como consagrado na Constituição da República Portuguesa, no que se refere ao direito à saúde.

 

 

E dado que:

 

A constituição e a generalização dos CSP à  população permitiram uma melhoria significativa dos indicadores de saúde em Portugal.

 

A privatização da saúde, designadamente dos Centros de Saúde Portugueses subverte o princípio constitucional do direito à  saúde e as características especificas dos CSP, assente na universalidade, na prevenção, no acompanhamento integral das pessoas.

 

Privilegiam-se os critérios economicistas e a redução de custos, sendo remetidos para segundo plano os critérios de natureza clínica, de qualidade dos cuidados de saúde prestados e o bem-estar das pessoas.

 

 A Assembleia de Freguesia de Avintes, reunida em sessão ordinária a 30 de Dezembro de 2013, delibera:


1. Pronunciar-se em defesa do direito à saúde para todos, que foi conquistado com o 25 de Abril e ficou inscrito na Constituição, mas que tem sofrido ataques sucessivos, uns mais abertos outros mais velados, como consequência de políticas que não têm respeitado a letra nem o espírito da Lei fundamental e tem objectivamente privilegiado os interesses dos grupos económicos, que fazem da saúde um negócio muito lucrativo.


2. Pronunciar-se contra mais cortes no financiamento dos serviços públicos e, em especial, da Saúde, que só irão agravar mais a situação do País e as condições de vida da grande maioria dos portugueses.


3. Declarar a necessidade de alterar esta política de desastre nacional, e que, nesse quadro, garanta à população um serviço público de saúde universal, de qualidade e acessível para todos, como diz a Constituição.

 

Se aprovado enviar à Junta de Freguesia de Avintes, Câmara e Assembleia Municipal e órgãos de comunicação locais.

 

Avintes, 30 de Dezembro de 2013

Pelo Grupo Parlamentar da CDU

 

MOÇÃO APROVADA POR UNANIMIDADE NA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DO DIA 30 DE DEZEMBRO DE 2013


Janeiro 2014
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
24
25

26
27
28
29
30
31


mais sobre nós
pesquisar neste blog
 
E-Mail
cduavintes@sapo.pt
blogs SAPO